DISCOGRAFIA - OBA

CD OBA

4º CD - OBA - 2007

OBA foi idealizado e produzido pelos músicos/integrantes LUÍS CORINGA e NEO GÊMINI.
Gravado em Belo Horizonte, (Lucas Estúdio, 108 e REC) pelo engenheiro de som Peron Rarez (cds "Elíptico" -2000 e "Grosso"-2003) de Dezembro/2005 a Março/2007.
Mixado/masterizado no REC Estúdio, B.Horizonte, por Peron Rarez Março a Abril/2007. Fabricado no Pólo Industrial de Manaus pela Sonopress-Rimo, através da CRIATO, Assessoria Fonográfica, de Belo Horizonte.

OBA é basicamente um disco de ROCK. Que o grupo define como ELÍPTICO. Tem modernos naipes de guitarras, baixo pulsante e bateria com frases criativas, dinâmica/inovadora, além de vocais ásperos/raivosos e sinceros. Mas também um disco romântico, profundo, abordando o AMOR e suas nuances; aquele AMOR sofrido, resignado. Eterno, prolífico, duradouro, alegre, contínuo, constante, diário, infinito...

Na abertura a clássica "AQUI", que se destaca por uma guitarra incisiva; e um belo backing-vocal do duo Marcos Martino/André Melo em..." Se tocar em mim, não esqueça de trazer seus sentimentos..../ E meus olhos pingando, possam hidratar seu coração..."

A faixa título "OBA" - é jovem, alegre, roqueira, com guitarras pegajosas e um refrão gostoso de cantar e discorre sobre trabalho, lutas, honestidade...

"O MOFO", interpretada e composta por Neo Gêmini (letras) e Martino (música) foi inspirada numa briga de vaga de garagem em uma reunião de condomínio no Edifício Phoenix, bairro Novo São Lucas, BH, quando Gêmini, na época era síndico. E 18 anos depois ela é o retrato da podridão egocêntrica/materialista do mundo contemporâneo, onde a ganância e o poder "ditam" vidas de muitos otários/inescrupulosos/marionetes/parasitas. É necessário que se "limpem as cabeças/ gavetas" purificando-se de toda sujeira latente, começando um novo ciclo de idéias, deixando de lado o narcisismo ideológico, o comércio inútil e a rivalidade idiota que prende os seres humanos na terra. Muitos deles, disputam uma "atenção popular" inócua, que cria rivalidades e conflitos.

"TEMPO" discorre sobre tempos/movimentos, preguiça, relógio de cabeçeira, disciplina, organização e métodos, agenda diária, esquecimentos, tarefas retrógadas... e a necessidade de se utilizar melhor o dia.

"TROUBLE", uma balada/rock autêntica tem nos vocais a bela voz do apresentador de tv Dudu (Eduardo Schechtel) e discorre sobre um problema comum das pessoas. Interprete o refrão "Look away from here and you'll see your back " e tire suas conclusões.

A bossa reflexiva "FUNERAL" é triste e verdadeira; aborda lutas, objetivos, ambiçoes/desejos; ou seja o grande círculo, a elípse da vida...

"REI" e "SETIBA" têm um romantismo explícito e desabafos autênticos/originais.

"JÁ PASSOU UMA DÉCADA", nos remete à época da jovem guarda (anos 60). O compositor Luís Coringa estava inspirado quando a compôs... Um belo solo de guitarra dele e um refrão incisivo, nos convida deixar o amor retornar às nossas vidas, apesar de todos os percalços existentes no mundo de hoje.

"A IDÉIA", com Neo Gêmini nos vocais, é um jazz/blue com baixo e baterias marcantes e convoca todos a deixarem de lado pseudos preconceitos, "neuras" enrustidas e valorizarem a potencialidade peculiar de cada um. Importante é deixar a idéia fluir... naturalmente... sem barreiras mentais...

O rap ardente "COMUNICAÇÃO", denso/dançante e com um refrão universal fecha essa etapa de inéditas do cd, onde "é a cidade incandescente que sustenta a multidão"...

Fechando o cd as reprises (cd "Elíptico"), e vencedoras em festivais:

"CABEÇA VIRADA", uma balada profunda e psicológica, a irreverente "BICHEIRO" (vice-campeã do Fest Valda/95, etapa BH) e ainda a alegre e divertida "LANCHONETE", que fala de encontros com uma namorada em um barzinho imaginário.

No cd algumas participações especiais; os guitarristas Guilherme Fonseca (que já tocou na banda da dupla Sandy e Jr.), Luiz Gustavo (banda Balla 12), o baterista/vocalista André Melo, Juliano Maia, Marcos Martino, Ronaldo Lauria, Rogério Martino e o jovem guitarrista Raphael Capelão, aluno de Luís Coringa em um trecho final da canção "SETIBA", solo criado por Coringa.

O projeto gráfico da capa é do designer Lucas Caldoncelli, uma grata revelação do mercado mineiro. Ele também é aluno do prof. Luís Coringa e guitarrista nas horas vagas.

Músicas/ seqüência faixa a faixa

1 - Aqui (4:48)
2 - Oba (3:35)
3 - O Mofo (3:52)
4 - Tempo (2:55)
5 - Trouble (4:18)
6 - Funeral (3:40)
7 - Rei (3:11)
8 - Setiba (4:33)
9 - Já passou uma década (3:11)
10 - A Idéia (3:54)
11 - Comunicação (5:08)

Bônus Track

12 - Cabeça Virada (4:43)
13 - Bicheiro (3:56)
14 - Lanchonete (4:03)

Todos os direitos reservados © Copyright 2008 - Pau com Arame
Site desenvolvido por Henrique Barcellos